segunda-feira, 21 de setembro de 2015

CIENTISTAS DE DEUS




Em muitos círculos acadêmicos existe um forte preconceito para com a relação dos cristãos devotos e a ciência. Há, inclusive, quem afirme que um bom cientista não pode ter crenças religiosas. Infelizmente, ainda é comum se escutar frases como  “Fé e ciência são duas coisas antagônicas”, “A ciência é algo para os fortes, fé é para os fracos”, “A fé atrapalha o desenvolvimento da ciência”. Mas a verdade é que falas desse tipo não passam de convencionalismo verbalizado.

Se observarmos a história da ciência moderna, detectaremos que a maioria dos cientistas famosos acreditavam em Deus, e boa parte eram fervorosos defensores da fé cristã.

Entre os próprios fundadores da ciência moderna muitos cristãos devotos podem ser encontrados. Vejamos alguns nomes:

Blaise Pascal (1623-1662). Filósofo e matemático, foi o pai da ciência hidrostática e um dos fundadores da hidrodinâmica. Sua conversão se deu aos 31 anos de idade, enquanto lia a sós em seu quarto a oração sacerdotal de Jesus (João 17) . Na mesma ocasião, ele registrou essa experiência em um pedaço de pergaminho. Supõe-se que Pascal tenha carregado esse fragmento na roupa durante toda sua vida. Depois de sua conversão, o ainda jovem matemático dedicou-se devotamente ao Senhor, mas sem jamais precisar colocar a ciência de lado.

Certa vez Newton disse
 "As leis da natureza,
nada mais são do que os
pensamentos matemáticos de Deus."
Robert Boyle (1627-1691). Foi o pai da química moderna, crente humilde, estudioso da Bíblia e de grande visão missionária. Dava grandes contribuições financeiras em favor da propagação do Evangelho de Cristo ao redor do mundo.

- Isaac Newton (1642-1717). É considerado pelos principais círculos acadêmicos como o maior cientista de todos os tempos. Entre suas contribuições  à ciência, podemos destacar a lei da gravitação universal e as três leis do movimento que tornaram possíveis as disciplinas da dinâmica e de todas as suas subdivisões. Puritano, leu centenas de livros de teologia e por muito tempo prestou  serviços na capela do Trinity Colege.  “Ele encarava o aprendizado como uma forma de obsessão, uma busca a serviço de Deus”, afirma James Gleick, autor de uma das mais conhecidas biografias sobre esse gênio.


Mesmo após o impacto do Iluminismo sobre a relação dos estudiosos com a fé, muitos cientistas cristãos surgiram trazendo contribuições fundamentais para a ciência contemporânea.  Durante os séculos XIX e XX, muitos desses gênios se destacaram. Entre eles:

Michael Faraday ao lado
 de um experimento
Gregor Mendel (1822-1844). Conhecido como pai da genética. Suas principais pesquisas resultaram no que hoje conhecemos como “leis de Mendel”. Foi clérigo agostiniano.

William Mitchell Ramsay (1851-1939). Arqueólogo escocês. Foi o primeiro professor de arqueologia clássica na Universidade de Oxford. Sua contribuição para o estudo da arqueologia lhe rendeu nove títulos de doutorado honoris causa. Seus extensos estudos arqueológicos e históricos convenceram-no da exatidão histórica do Novo Testamento.  Sua obra contribuiu muito para os estudos da Bíblia.

Michael Faraday(1791-1867). Foi um cientista inglês, considerado como um dos pilares da história da física e da química. Suas descobertas proporcionaram enormes saltos no campo do eletromagnetismo. Faraday era presbítero em sua congregação.

Em pleno século XXI, inúmeros cristãos tem se destacado nos maios variados campos da ciência.
Com a virada do milênio muitos críticos afirmaram que a partir dali a religião iria perder cada vez mais adeptos e que a tecnologia iria ocupar paulatinamente o lugar da fé. Contudo, ao chegarmos na segunda década do século XXI, percebemos que a religião ainda permanece forte na grande maioria dos países. É claro que em algumas partes do globo o agnosticismo e o ateísmo ganharam muita força nos últimos anos (como por exemplo nos países do norte da Europa). Contudo o contrário vem ocorrendo em outras partes do mundo, basta ver o grande crescimento do cristianismo na China e no sul da África onde o cristianismo tem se multiplicado de forma surpreendente.

Atualmente, temos muitos importantes intelectuais cristãos, atuando nos mais variados campos do saber. Podemos destacar:

Francis Collins


Este influente geneticista americano  ficou conhecido mundialmente ao dirigir o histórico Projeto Genoma. Aos 27 anos abandonou o ceticismo e tornou-se cristão. Collins já foi muito criticado por colegas cientistas que não acreditavam que fé e ciência poderiam andar juntas Em resposta a isso, em 2006 ele lançou o livro "A linguagem de Deus" que se tornou um best seller mundial. De igual modo ele fundou a organização BioLogos, que contribui com a conciliação da ciência com a fé nos meios acadêmicos.

Francis Collins

Willian Lane Craig

Craig é um dos mais conhecidos filosofos da atualidade. Desenvolveu notáveis argumentos acerca da Filosofia do Tempo e Filosofia da Religião. Lecionou em importantes universidades da Europa e da América do Norte e já participou de muitos debates com pensadores ateistas como Richard Dawkins e Christopher Hitchen. Craig escreveu importantes livros na área de teologia e apologética cristã.

Ben Carson

Carson é um importante neorocirurgião americano, responsável por grandes descobertas em sua área, como novas  técnicas de separação de bebês siameses. Seu legado lhe rendeu muitos prêmios, como a Medalha Presidencial da Liberdade, que foi entregue pelo então presidente americano George W Bush Em 2009 a história de Carson ganhou os cinemas através do filme "Mãos Talentosas".




Helton de Assis Freitas
Setembro de 2015

Nenhum comentário: