sexta-feira, 1 de novembro de 2013

AS 10 IGREJAS DE ARQUITETURA MAIS EXTRAVAGANTES QUE JÁ VI

10º Lugar : Igreja ortodoxa grega ucraniana de São José dos Noivos – Chicago, EUA
Construída em 1977 pela descendentes de ucranianos ortodoxos, ela procura mesclar elementos tradicionais com arquitetura moderna . Sua beleza encanta anualmente milhares de turistas que visitam Chicago. Doze colunas tubulares de concreto e vidro cercam a cúpula central, refletindo amplamente a luz natural. Cada uma das 12 colunas representa um dos apóstolos e a cúpula central representa Jesus Cristo. Contrasta com suas linha modernas, o interior decorado com afrescos seguindo a tradição bizantina.



9º Lugar: Igreja Christus, Hoffnung der Welt – Viena, Áustria
Este é um famoso templo católico romano de Viena. O nome oficial é Christus, Hoffnung der Welt [Cristo, esperança do mundo], mas também é conhecida como Igreja de Donau City, por estar em um  distrito com o mesmo nome. 
Concluída no ano 2000, seu exterior é constituído por chapas de aço inoxidável que mudam de cor, dependendo da intensidade da luz.
8º lugar: Santuario della Madonna Lacrime – Sicília, Itália
O nome em italiano é traduzido literalmente como “Nossa Senhora das Lágrimas”, por isso lembra uma lágrima gigante, com 80 metros de altura. Foi construída em 1994 na cidade de Siracusa, na ilha italiana da Sicília. Segundo a tradição local esta igreja foi construída para abrigar a estátua de gesso do Imaculado Coração de Maria, que teria chorado lágrimas humanas em 1953. Em novembro daquele ano, cerca de 300 curas milagrosas foram atribuídos à estátua.

7º Lugar: Capela da Academia de Cadetes da Aeronáutica – Colorado, EUA
O templo fica na base aérea de Colorado Springs, Colorado. São 17 torres que se erguem imponentemente no ar. Terminado em 1963, a estrutura é composta de tetraedros de alumínio, separados por seções de janela de vidro colorido. Com 50 metros de altura, a capela tornou-se em pouco tempo a principal atração artificial do Colorado.
A estrutura originalmente abrigava uma capela evangélica, mas por exigência dos cadetes de outras religiões, hoje dispõe de um espaço para católicos, uma sala para budistas, um local de culto judaico e espaço para muçulmanos no mesmo edifício. Foi considerada um marco histórico em 2004.

6º Lugar: Igreja do Jubileu - em Roma, Itália 
Uma das mais aguardadas obras das últimas décadas, a Igreja do Jubileu, em Roma, foi desenhada pelo norte-americano Richard Meier. O projeto, em que as curvas marcam a ala sacra da edificação, foi escolhido em concurso fechado do qual participaram também o japonês Tadao Ando, o alemão Günter Behnisch, o hispano-suíço Santiago Calatrava, o norte-americano Peter Eisenman e o canadense radicado nos EUA Frank Gehry.
Idealizada inicialmente para ser a Igreja do Milênio, a obra foi inaugurada no final de 2003, com três anos de atraso. Resulta daí a mudança de nome, já que a data coincidiu com o jubileu do pontificado do papa João Paulo 2º.


5º Lugar: Catedral Metropolitana de Brasília – Brasília, Brasil
A Catedral Metropolitana de Brasília se assemelha a uma coroa gigante. Criação do influente arquiteto Oscar Niemeyer, o edifício tem 16 colunas em forma de “bumerangue”, que são repletas de janelas que enchem o interior com luz colorida.
A construção foi concluída em 1960. Estima-se que receba a visita de um milhão de pessoas a cada ano.

4º Lugar: Igreja de Harajuku – Tóquio, Japão
Construída originalmente em 1904, teve de ser reconstruída após a Segunda Guerra Mundial. Cerca de meio século mais tarde, descobriu-se que a estrutura era vulnerável a terremotos. A congregação decidiu que era hora de fazer algo novo. O prédio antigo foi demolido e em seu lugar surgiu em 2006 um templo com uma impressionante fachada, que apresenta curvas ousadas que privilegiam a luz natural durante o dia. O pastor Tsuchihashi, que lidera a igreja hoje explica que a igreja oferece um lugar “para as pessoas a ficarem perto de Deus em um ambiente amplo e bonito.”

3° Lugar:  Capela do Pôr do Sol – Acapulco, México
Localizado na cidade de Acapulco, México, famosa pelas suas praias, a igreja fica sobre uma colina com vista para a Baía de Acapulco. O formato do prédio tinha a intenção de imitar as pedras gigantescas características do local.
Sua construção foi concluída em fevereiro de 2011. A base estreita permite acesso a uma escada curva, que conduz à nave do templo, que fica no que seria o segundo andar do edifício.

2º Lugar : Igreja da Pampulha(Igreja São Francisco de Assis) - Belo Horizonte, Brasil
A Igreja São Francisco de Assis da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais, foi inaugurada em 1943. O projeto arquitetônico da igreja é de Oscar Niemeyer e cálculo estrutural de Joaquim Cardozo. Foi o último prédio a ser inaugurado do Conjunto Arquitetônico da Pampulha.
É considerada a obra-prima do conjunto. No projeto da capela Oscar Niemeyer faz novos experimentos em concreto armado, abandonando a laje sob pilotis e criando uma abóbada parabólica em concreto, até então só utilizada em hangares.


1º Lugar: Igreja Paroquial – Rivas-Vaciamadrid, Espanha

Essa sem dúvidas é a mais surpreendente e "exótica" que já vi. Concluída em 2009, a Igreja Paroquial de Rivas-Vaciamadrid fica num município a cerca de 12 quilômetros da capital espanhola. O edifício inclui duas áreas de habitação para os sacerdotes e espaços para os escritórios da igreja e salas de educação religiosa.
O design abstrato lembra uma mão fechada com um dedo apontando para o céu. De acordo com os arquitetos, eles queriam “procurar maneiras em que unem a terra e o céu, o ápice do sagrado.” As claraboias servem para iluminar o interior em um jogo de luzes. 




Nenhum comentário: