quinta-feira, 8 de agosto de 2013

FÉ E FIDEISMO: DUAS COISAS BEM DIFERENTES UMA DA OUTRA

E você... é uma pessoa que tem fé em Deus, ou que tem fideísmo Você talvez não tenha entendido minha pergunta, pois realmente poucas pessoas sabem diferenciar essas duas formas de pensamento. Sem falar que a grande maioria das pessoas confundem essas duas coisas. 
Vamos lá:
-Fé em Deus é quando você tem motivos e razões pra acreditar em Deus. Você presenciou causas que levaram-te a acreditar nEle, e possui motivos para descartar a descrença nEle.
-Fideismo é quando você afirma que acredita em Deus, mas se eu chegar perguntando "O que te levou a crer" você não conseguirá dá motivos racionais para mim. Normalmente o fideista "acredita" em Deus porque sua familia é religiosa ou por causa de alguma tradição ou porque ele acha bonito dizer que acredita em Deus. Digamos que os fideístas procuram se esquivar de qualquer tipo de argumentação para que possam apoiar sua fé em Deus sem qualquer tipo de racionalização.

Não confunda as duas coisas. A fé ela é racional. O fideísmo não. Normalmente ateus radicais (principalmente aqueles ultra empiristas, que desafiam os teólogos cristãos a provarem em um laboratório que Deus existe) confundem muito os dois termos.

Enfim, vou deixar o Dr. Rodrigo Pereira (Arqueólogo e Teólogo que admiro muito) falar mais um pouquinho sobre o assunto.

Até a próxima!

Um comentário:

Unknown disse...

Excelente cometário sobre fideísmo era o que eu buscava para o meu entendimento pessoal, gostei muito da explicação e da diferenciação entre a fé e o fideísmo!