quinta-feira, 27 de agosto de 2015

O SEGREDO DE JONATHAN EDWARDS

BASEADO EM FATOS REAIS





















A história nos conta que em 1741, na  cidade americana de Enfield, um pastor congregacional chamado Jonathan Edwards, durante um culto em uma igreja lotada, lia o seu sermão cujo título era “Pecadores nas  Mãos de um Deus Irado”. Conta-se que Edwards não era um grande orador, mas durante as mensagem daquela noite, de forma extraordinária, centenas de  pessoas choravam desesperadamente e até mesmo agarravam às colunas da igreja dizendo que sentiam o chão se abrir e que o inferno estava sugando-as. Todos estavam tomados por intenso arrependimento e  apartir dali houve de fato um grande despertamento espiritual entre inúmeras famílias.
Quase três séculos depois,  um jovem seminarista do interior nordestino, cansado de uma suposta falta de reconhecimento por parte dos lideres de sua igreja e com a responsabilidade de pregar em um culto dominical, diz assim para si mesmo: “Domingo irei realizar uma pregação onde todos vão ver que não sou um pregador qualquer! Meus líderes verão que  tenho potencial e a igreja vai louvar a Deus por minha vida!”. Daí o jovem aspirante ao pastoreio pega um livreto com aquele famoso sermão de Jonathan Edwards e passa dias tentando memorizalo. Da mesma forma gasta horas assistindo tele-aulas de oratória na esperança de ficar com uma lábia impecável. Seu coração batia intensamente na expectativa de que algo semelhante ao que ocorreu em Enfield ocorresse também na sua cidade.
É chegado então o momento do sermão. A igreja encontra-se lotada e os pastores atentos para ouvir o que aquele jovem irá verbalizar. Daí, arrumado da forma mais elegante possível , subiu ao púlpito com a cabeça erguida, na certeza de que aquela noite ficaria para história de seu ministério.
Após Trinta minutos de pregação nada das pessoas chorarem ou se agarrarem nos bancos do templo. Muito pelo contrário, o que se via eram alguns olhando para o relógio e outros cochilando. Ao fim,  aquele seminarista voltou para casa se perguntando o que tinha deixado de fazer para que seu sucesso não fosse obtido.
Qual era então o segredo do sucesso da pregação de Edwards?
Em síntese, o famoso pregador americano era um homem totalmente dependente de Deus. Além de sempre reconhecer suas próprias incapacidades e viver uma intensa e constante vida de oração, suas motivações jamais foram egocêntricas. Certa vez ele mesmo escreveu:  “Prefiro ser plenamente compreendido por dez a ser admirado por dez mil.”.
Que nossas vontades estejam sempre de acordo com as motivações que Deus quer que tenhamos. Esse é o segredo para que tenhamos êxito na obra do Senhor.
Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, porém do SENHOR vem a vitória.” (Prov 21.31)



Profº Helton de Assis – Jan/2015

Nenhum comentário: