sexta-feira, 26 de agosto de 2022

CIENTISTAS DE DEUS

  




       Em muitos círculos acadêmicos existe um forte preconceito para com a relação dos cristãos com a ciência. Há, inclusive, quem afirme que um bom cientista não pode ter crenças religiosas. Infelizmente, ainda é comum se escutar frases como  “Fé e ciência são duas coisas antagônicas”, “A ciência é algo para os fortes, fé é para os fracos”, “A fé atrapalha o desenvolvimento da ciência”, e assim por diante... Mas a verdade é que falas desse tipo originam-se de desinformação ou mesmo de preconceito.

 

Se observarmos a história da ciência moderna, constataremos que muitos cientistas famosos acreditavam em Deus, e boa parte eram fervorosos defensores da fé cristã. Entre os grandes nomes da ciência moderna muitos cristãos devotos podem ser encontrados. Entre estes podemos citar: o matemático Blaise Pascal (pai da ciência hidrostática), Robert Boyle (pai da química moderna), o gênio Isaac Newton (considerado por muitos como o maior cientista da história), Gregor Mendel (pai da genética), Michael Faraday (um dos pioneiros nos estudos de eletromagnetismo e eletroquímica), o medico e químico francês Louis Pasteur, entre tantos outros.

 

        Chegando aos nossos dias, em pleno século XXI, inúmeros cristãos também tem se destacado nos mais variados campos da ciência. Para decepção de vários céticos, que na virada do milênio afirmaram que a partir dali a religião iria perder cada vez mais adeptos e que a tecnologia iria ocupar paulatinamente o lugar da fé. Contudo, ao chegarmos na terceira década do século XXI, percebemos que a fé cristã ainda permanece forte na grande maioria dos países. É claro que em algumas partes do globo o agnosticismo e o ateísmo ganharam muita força nos últimos anos (como por exemplo, nos países do norte da Europa). Contudo é importante observar que o contrário vem ocorrendo em outras partes do mundo; basta ver o grande crescimento do cristianismo no leste da Ásia e no sul da África onde os adeptos da fé cristã tem se multiplicado de forma surpreendente com o passar dos anos. 

        Quando olhamos para ciência atual, vemos com facilidade a participação de inúmeros intelectuais cristãos, atuando nos mais variados campos do saber. Podemos destacar entre estes: Francis Collins (ex-diretor do Projeto Genoma), o filósofo estadunidense Alvin Platinga, a renomada astrofísica da NASA Jennifer Wiseman, o premiado neurocirurgião Ben Carson, o químico brasileiro Marcos Eberlin, o neuroimunologista inglês  Alasdair Coles, entre muitos outros...

        Destarte, vemos que ao contrário do que muitos equivocadamente afirmam, a fé não é algo para alienados ou ignorantes. Não há incompatibilidade alguma entre você ser um cristão e ao mesmo tempo contribuir com as boas pesquisas cientificas que visam melhorar a vida das pessoas. Como já diz uma frase bem conhecida: Jesus morreu para tirar os nossos pecados, e não a nossa inteligência! 

Helton de Assis Freitas, tem 32 anos, é educador, historiador e missionário da Igreja Presbiteriana do Brasil. Formado em teologia pela Faculdade Evangélica do Nordeste e em História pela UFPB. 

Nenhum comentário: