terça-feira, 13 de dezembro de 2022

O CRISTÃO E A PRÁTICA DO BEM (REFLEXÃO DEVOCIONAL)


 Portanto, tudo quanto quereis que as pessoas vos façam, assim fazei-o vós também a elas, pois esta é a Lei e os Profetas. (Mateus, 7.12)

Uma das tendências mais crescentes do mundo atual, é a frieza cada vez maior das pessoas uma com as outras. O calor humano e o amor, vão perdendo espaço, dando lugar a um estilo de vida coletivo focado em bens materiais , correrias do mundo profissional, contas à pagar,  prazeres carnais e smartphones. As relações cada vez menos duradouras e movidas por interesses pessoais. As brigas cada vez mais frequentes e o papo cada vez mais breve. 

Perdemos cada vez mais a capacidade de amar ao nosso próximo . Hospitalidade, caridade e compaixão são reservadas para pessoas consideradas ingênuas . 

Nesta contramão vem o ensino do Mestre Jesus: independente da frieza e do egoísmo que vemos ao nosso redor, precisamos responder a tudo isso com humildade e obediência. E é exatamente em Cristo, que encontramos o modelo a seguirmos.

Aos seus discípulos, ensinou na pratica o real serviço, lavando seus pés. Aos desamparados,  ofereceu sua compaixão. Para as multidões, olhou com piedade. Quando um dos seus o negou triplamente, Ele perdoou e restaurou. Para as crianças e mulheres, deu a sua atenção. A pescadores analfabetos, transformou em grandes líderes. Ao Pai Celeste se submeteu totalmente.

Ah, se tratasse-mos uns aos outros conforme Cristo nos ensinou!  

Para que isso aconteça , é indispensável o exercício da empatia, da gentileza e da compaixão. E não é dificil aprendermos a lição! A regra é simples e objetiva:

Fazer para o outro sempre o que gostaríamos que fizemos por nós. Tratar ao próximo sempre da mesma forma que gostaria de ser tratado . E se você ainda tiver alguma dificuldade, basta se perguntar: Em meus passos, o que faria Jesus?

Deus te abençoe! 


 Helton de Assis Freitas


Nenhum comentário: