segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

POR QUE A BÍBLIA FALA DE DEUS COMO TENDO MEMBROS HUMANOS?



Em toda Bíblia, vemos que Deus busca comunicar-se com o ser humano. Para isso, como dizia João Calvino, Deus vem à nossa dimensão para que possa se revelar a nós.
Ele comprime sua grandiosidade de modo que possa satisfazer  nossas necessidades. Assim como uma mãe ou uma babá desce à altura da criança para se comunicar com ela por meio de uma linguagem distinta daquela que usa com os adultos, também Deus desce para chegar ao nosso nível.


Vemos em toda Escritura, que para se adaptar às nossas capacidades linguísticas, Deus permite até mesmo ser representado de forma humana, como se tivesse boca, olhos, costas, pés, mãos.


Vejamos alguns versículos:
"Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo sopro da Sua BOCA". (Salmo 33.6)
"Os OLHOS do Senhor estão sobre os justos, e os Seus ouvidos atentos ao seu clamor" (Salmo 34.15)


Tais figuras de linguagens, onde Deus aparece com características humanas,  é o que os teólogos chamam de "antropomorfismo". Antropomorfismo vem de duas palavras gregas: anthropos (homem) e morphe (forma).


Sobre isso, o importante reformador João Calvino explicou:
"Deus se tornou em quase tudo semelhante a uma ama-de-leite, que não se dirige a uma criança da mesma forma que a um adulto (...), assim nosso Senhor acomodou-se a nós dessa forma familiar." ¹


Como disse o teólogo inglês Alister McGrath: "Eis assim uma forma eficaz de Deus garantir que não haverá barreiras intelectuais que se oponham ao evangelho".² Todos, do mais simples ao Doutor podem aprender sobre Deus através de Sua Palavra. Em tudo isso vemos o cuidado e a misericórdia de Deus para com o ser humano.




¹ Opera Calvini (Edição Corpus Reformatorum). 26: 387-8.
² Apologética Cristã no Século XXI. Editora Vida, 2008.


Helton de Assis Freitas, Janeiro de 2016

5 comentários:

Anônimo disse...

Com relação a representação antropológica dos deuses das três religiões monoteístas, tenho uma dúvida: eles seriam representações de qual etnia? Árabe, européia, africana. Por que Jesus é representado como um sueco? Já que o planeta Terra não se limita a Europa,como lidamos com os 2/3 da população mundial que não comunga a fé cristã? E por fim, qual a utilidade desse tipo de discussão nos dias atuais em face aos inúmeros problemas mais urgentes e relevantes? Nem mesmo o atual Papa parece se preocupar com este tipo de amenidades, voltando sua atenção e esforços para problemas mais concretos.

Helton de Assis disse...

Olá "Anônimo". São várias perguntas não é?
Mas deixa eu tentar responder (nem que seja de uma forma rápida):

Acerca das primeiras perguntas: Essa coisa de querer representar Jesus como sendo de olhos claros, pele branca (como vc falou: Um Suéco) vem desde o final da Antiguidade. Essa era a forma que o catolicismo romano imaginava Jesus.
Entretanto, hoje sabemos que Jesus não tinha essa aparência física. . Como um judeu, da quente região da palestina, Jesus com certeza tinha as caraceteristicas típicas de sua etnia: moreno, cabelos levemente crespos, olhos escuros/marrons...

vide http://arqbib.atspace.com/jesus.html

Mas sejamos francos, tomando cuidado para não cometermos anacronismos: Essa coisa de um determinado povo representar Jesus de acordo com os traços de sua etnia é algo muitas vezes inevitável. Como esperar que cristãos da isolada etnia zulu venham entender que Jesus tinham determinada aparencia física, e ao contrário que eles pensavam não era de pele preta.
Como um cristão da Escandinávia medieval iria ter o mínimo de compreensão acerca dos aspectos culturais dos palestinos?

Mas hoje, com a facilidade de acesso a informação que temos isso tende a ser algo cada vez mais raro de acontecer. Temos milhares de livros de história, teologia e arqueologia que facilitam um melhor entendimento dos variados contextos historicos da antiguidade (inclusive do contexto das narrativas bíblicas).

Helton de Assis disse...

E também internet, faculdades, blogs... etc

Helton de Assis disse...

Sobre sua pergunta sobre "como lidamos com os 2/3 da população mundial que não comunga a fé cristã?"

O próprio Jesus exortou seus seguidores a levarem sua mensagem a todos "povos, linguas e nações" Isso é o que chamamos de EVANGELIZAÇÃO. É como se fosse (e realmente é) algo muito bom e importantissimo que devemos levar para todos.

No capítulo 5 do livro de Apocalipse, lemos "...pois foste morto [REFERINDO-SE A JESUS], e com teu sangue compraste para Deus gente de toda tribo, língua, povo e nação."

Entendo que a mensagem do Evangelho deve ser compartilhada para todos. Isso não implica dizer que devemos destruir as culturas. Muitos fizeram isso. Mas evangelização nada tem haver com isso. Da mesma forma não podemos forçar ninguém a ser cristão. Evangelização não é proselitismo.

Helton de Assis disse...

Quanto a sua ultima pergunta:

1. Uma das tématicas do meu blog é teologia e estudos bíblicos. Aqui escrevo muita coisa que me perguntam sobre o assunto. Para você pode não ser importante, mas muita gente tem curiosidades sobre o assunto e outros simplesmente sentem um pouco de dificuldade de entender determinadas passagens bíblicas. Tento então ajudar as pessoas nessas questões, já que sou teólogo e historiador.
2. Estudar a Bíblia é algo fundamental para todos que se interessam em conhecer melhor o Senhor Jesus. Olhemos ao nosso redor e vejamos a grande quantidade de charlatões que se levantam no meio cristão (especialmente no meio evangélico). Tais pilantras manipulam discaradamente a Bíblia e se aproveitam dos menos instruídos. E aí fazem um estrago grande... Se as pessoas tivessem um melhor entendimento da bíblia, sem dúvidas haveriam menos "Universais" e "Mundiais" no Brasil.


Vemos na Bpiblia que o próprio Deus disse "O meu povo perece por falta de conhecimento." Vide Oséas 4:6

3. Como dizia um determinado teólogo alemão: "A teologia é a inteligência da fé". Ou seja:
Quem disse que a fé cristã é desprovida de consistência racional? Quem disse que fé é achismo?
Realmente muita gente (a maioria das pessoas aqui no Brasil) tem esse entendimento equivocado, porém na verdade não é assim...
A teologia (principal tema desse blog) mostra que a fé em Cristo e em sua mensagem tem todo um embasamento historicamente comprovavel. E fé é diferente de fideismo (não esqueça disso jamais!).
Nenhum cristão deveria acreditar na bíblia só por acreditar ou por achar ela "legalizinha"...
A teologia tá aí para facilitar um melhor e mais consistente conhecimento acerca de Deus. E também para concientizar as pessoas à fazerem um uso correto acerca desse conhecimento.

Espero ter ajudado.
Abraço