terça-feira, 8 de abril de 2014

QUE É HERESIA E SEITA?

por Helton de Assis Freitas


A palavra "heresia"  vem do grego αἵρεσις, que ao pé da letra significa "escolha" ou "opção", ou seja "ter uma opinião particular que não é típica sobre determinado assunto. Com o passar dos séculos tal termo foi se modificando um pouco e atualmente encontra-se relacionado especialmente à contextos religiosos. No contexto cristão podemos dizer que heresia é:
- todo tipo de interpretação errônea de algum ensinamento bíblico
- Qualquer ensinamento comprovadamente errôneo a respeito de alguma doutrinas básicas do cristianismo
- Qualquer ensinamento que mesmo dito cristão, contrária/contradiz os ensinos fundamentais da  bíblia.

Já o termo seita, ele não se refere apenas a alguns movimentos pseudo-cristãos. Este diz respeito a qualquer movimento religioso heteredoxo, que comprovadamente contraria verdades fundamentais da religião que esta afirma pertencer. Podemos notar a existência de seitas principalmente entre as três grandes religiões monoteistas (Cristianismo, Islamismo e Judaismo). Uma seita pode também ser considerada uma "divisão", "partido" ou "facção". Entre as principais caracteristicas de uma seita podemos afirmar que:
- É um grupo organizado que sem motivo justificável saiu de um grupo religioso maior
-  É uma organização que se diz adepta de determinada religião, todavia defende ensinamentos que contrariam as bases dessa religião.

No caso do cristianismo, vejamos algumas definições:

 “Um grupo de indivíduos reunidos em torno de uma interpretação errônea da Bíblia, feita por uma ou mais pessoas” – Dr. Walter Martin.

 “Uma seita é alguma perversão religiosa. É a crença e a prática, dentro do mundo religioso, que requer a devoção das pessoas a algum ponto de vista religioso ou para algum líder, estribados em alguma doutrina falsa. Uma seita é uma heresia organizada.” – Dave Breese.
 

Um comentário:

António Je. Batalha disse...

Ao passar pela net encontrei seu blog, estive a ver e ler alguma postagens
é um bom blog, daqueles que gostamos de visitar, e ficar mais um pouco.
Eu também tenho um blog, Peregrino E servo, se desejar fazer uma visita.
Ficarei radiante se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais, saiba que sempre retribuo seguido também o seu blog. Minhas saudações.
Sou António Batalha.