domingo, 1 de maio de 2011

Dica de Leitura: "Uma História Ilustrada do Cristianismo"



Se você se interessa por história do cristianismo e pretende adquirir um material bem detalhado , rico e de leitura agradável acho que a coleção “Uma história ilustrada do cristianismo”, escrita por Justo Gonzales, é a melhor opção.

A obra foi escrita no final dos anos 70 e é embasada em uma acurada e extensa pesquisa histórica e teológica. A obra é repleta de ilustrações que ajudarão ao leitor ter uma leitura mais dinâmica. É interessante ressaltar que algumas dessas figuras são bastante raras e demonstram a riqueza histórica da obra.
Justo Gonzales é cubano, nascido em 1937. Teólogo, Historiador e prolífico autor.  Foi a pessoa mais jovem a receber o doutorado em teologia histórica na universidade de Yale. 
Entre todas as obras em língua portuguesa que conheço sobre história do cristianismo tenho que afirmar que para mim essa é a melhor que já vi. Atualmente essa coleção pode ser encontrada em 10 volumes que são:

História Ilustrada do Cristianismo, Uma - Vol. 1 - A Era dos Mártires
Primeiro da série dos 10 volumes, cobre o período que vai dos antecedentes do cristianismo e do nascimento de Jesus à conversão de Constantino, passando pelo período das grandes perseguições contra os cristãos.

História Ilustrada do Cristianismo, Uma - Vol. 2 - A Era dos Gigantes
As perseguições tinham acabado, mas novos perigos surgiam dentro da própria igreja. Esse volume trata do período em que Deus levantou os gigantes da fé para o combate das heresias

História Ilustrada do Cristianismo, Uma - Vol. 3 - A Era das Trevas
Esse volume retrata o início da Idade Média, quando o Império Romano do Ocidente caiu nas mãos dos bárbaros. É o período do surgimento do papado e da expansão muçulmana.

História Ilustrada do Cristianismo, Uma - Vol. 4 - A Era dos Altos Ideais
Continuando o período medieval, aqui o autor trata do monasticismo, do desenvolvimento do papado, das cruzadas e do pensamento teológico desse período.

História Ilustrada do Cristianismo, Uma - Vol. 5 - A Era dos Sonhos Frustados
Nesse volume, os 1000 anos da Idade Média chegam ao fim, com a tomada de Constantinopla pelos turcos. Os primeiros movimentos reformadores começam a surgir dentro da igreja.

História Ilustrada do Cristianismo, Uma - Vol. 6 - A Era dos Reformadores
Dedicado ao século XVI, esse volume esmiúça os movimentos reformadores daquele tempo, tanto protestantes quanto católicos. Aborda o movimento anabatista e outros pouco conhecidos.

História Ilustrada do Cristianismo, Uma - Vol. 7 - A Era dos Conquistadores
Nesse volume, o leitor estudará a expansão da igreja por meio das descobertas do Novo Mundo, com as grandes expedições marítimas da Península Ibérica.
História Ilustrada do Cristianismo, Uma - Vol. 8 - A Era dos Dogmas e das Dúvidas
O século XVII assistiu a um dos mais intensos debates teológicos da história da humanidade. Tanto católicos quanto protestantes e reformados foram afetados pelo dogmatismo e pelas reações a ele.

História Ilustrada do Cristianismo, Uma - Vol. 9 - A Era dos Novos Horizontes
Chegou a hora de erguer os olhos e contemplar os horizontes que a história descortinava: políticos, intelectuais, geográficos e teológicos. Em suma, os séc. XVIII e XIX.

História Ilustrada do Cristianismo, Uma - Vol. 10 - A Era Inconclusa
Retratado com maestria pelo dr. González, nosso tempo mostra-se por inteiro nesse livro. O desenvolvimento da igreja em todos os cantos do mundo e a resposta que esta tem dado aos novos desafios são extremamente instigantes.

Todos são publicados pela editora Vida Nova, vendidos separadamente. Quem compra a coleção de uma vez tem direito a um desconto especial.  Recentemente e mesma editora publicou a obra em 2 grandes volumes, para baratear ainda mais a coleção.
Recomendo!

Por
     Helton de Assis Freitas

Nenhum comentário: