terça-feira, 3 de julho de 2012

INTRODUÇÃO A TEOLOGIA CRISTÃ (PARTE 1)



Série de estudos sobre a Teologia Cristã. Parte 1 de 3



I.INTRODUÇÃO

A palavra teologia vem da união de duas palavras gregas: Théos (Théos), que significa Deus, e logos (logos), que significa ciência ou estudo. A partir daí podemos afirmar que teologia significa “A ciência que estuda Deus”. Entretanto creio que esta seria uma definição muito frágil, tendo em vista que Deus não é um “objeto”  de estudo como os das outras ciências. Deus não pode ser estudado empiricamente, nem conhecido em sua totalidade. Deus é imenso e eterno. Nossa capacidade intelectual é pequena e temporal.

A melhor definição de teologia que conheço é “Teologia trata-se do discurso humano acerca de Deus”. Essa definição parece ser mais realista em meio a tantas limitações da criatura ao estudar o seu criador.

II.SIGNIFICADO RELIGIOSO DA TEOLOGIA

As reflexões teológicas não se restringem a esfera religiosa, separada da vida comum. Pelo fato de Deus está presente em nosso meio e influenciar nossas vidas, podemos concluir que é impossível estudar teologia sem estudar também o homem.

A teologia cristã afirma que o homem é a parte mais bela e especial da criação de Deus, projetado e moldado por Ele mesmo. Então como podemos estudar teologia sem estudar o homem? Será possível estudar o Criador sem observarmos a criação (que inclui nós mesmos)?

Apartir das fontes da teologia cristã (meios de revelação divina) podemos confirmar que o homem é um ser não apenas bio-psico-social, mas sim bio-psico-social-espiritual, ou seja, o homem possui um espírito e esse espírito é imaterial. O homem possui essa ligação com o mundo espiritual, que é uma dimensão que a teologia tenta estudar .

Ao estudarmos teologia, estudamos o mundo espiritual, e ao estudar o mundo espiritual estudamos não só Deus, os anjos, os demônios, mas também estudamos o próprio homem.

Para o cristianismo, todas as áreas do comportamento  (isto é, relações entre os sexos, higiene, trabalho, educação, manifestações culturais e outras funções sociais e individuais) devem ser determinadas ou influenciadas por Deus. O cristianismo contém a totalidade do ser que sua teologia pretende expressar.


III. IMPORTÂNCIA CULTURAL DA TEOLOGIA

Como a teologia cristã não permanece restrita ao domínio do esotérico e do sagrado , ela tem grande significado para a evolução cultural e a vida intelectual geral. Um bom exemplo disso pode ser visto no fato de as universidades terem sido inauguradas pela igreja. A teologia cristã, ao longo da história, tematizou as várias dimensões da vida: natureza, história, ética e outras áreas. Muito da filosofia também emergiu  de temas e categorias teológicas, como se pode observar nas obras de Agostinho, Tomás de Aquino, Soren Kiekgaard, C. S. Lewis e Francis Schaeffer.

Nenhum comentário: