quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

DEUS, UM DELÍRIO?


Do meu telescópio, eu via Deus caminhar! A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isto fica sendo a minha última e mais elevada descoberta.
(Isaac Newton)
Recentemente estive analizando o grande Best-Seller da literatura ateísta do inicio deste século. Trata-se do Livro “Deus um Delírio”, escrito pelo famosíssimo cientista Inglês Richard Dawkings.  O livro afirma as religiões como males sociais e elementos que devem ser colocados em extinção. Pra se ter uma idéia de como o autor abomina a idéia de Deus ele diz que crianças cristianizadas são crianças abusadas. De fato o livro é uma “obra prima” do ateísmo militante.

 Ao longo da história podemos notar a presença de muitos Ateus bastante influentes na sociedade, como por exemplo:

·         Karl Marx que disse a famosa frase  “A religião é o ópio do povo” e que afirmava que a matéria era a única realidade;
·         Sigmund Freud , que afirmava que "A crença em Deus subsiste devido ao desejo de um pai protetor e de imortalidade,ou como um ópio contra a miséria e o sofrimento da existência humana";
·         Bertrand Russel, escritor de Porque não sou cristão.

Em meio a tantas idéias contrárias ao pensamento cristão, por mais que eu “abra a mente” não consigo parar de acreditar em um Deus que ama a humanidade e que se importa com todos. Não consigo ver a idéia de um Deus criador e amoroso como um “delírio”.

Estudo história na Universidade Federal da Paraíba e convivo com colegas e professores ateus, como também agnósticos. Já escutei muitas opiniões sobre a existência de Deus e percebo em quase todos os casos a presença de muito preconceito ou de ignorância quanto a Bíblia. Basicamente são um dos dois problemas ou os dois juntos que impedem muitos de compreenderem a mensagem da salvação de Jesus.

A maioria dos que se dizem cristãos não vivem de forma coerente com os ensinamentos de Cristo. Vejo que nos dias de hoje pouquíssimos são de fato seguidores de Jesus. Isso atrapalha muito quando agente vive em uma cultura onde se olha mais as atitudes do que as palavras. A incoerência dos que se dizem cristãos contribui fortemente para que exista muita frustração. Se o conhecimento bíblico-teológico for mais e melhor exposto por pessoas que levam a sério as palavras de Cristo e se houver mais amor aos ateus por parte dos que crêem, sem dúvidas, o ateísmo perderá muito espaço.

A felicidade final de qualquer ser intelectual é conhecer Deus.
(S. Tomás de Aquino)


2 comentários:

Anônimo disse...

Helton, sou Ezequiel de Alagoinhas. Comentei seu texto na revista Ultimato. Se possível, brother, gostaria de entrar em contato com vc, fera. Meu e-mail é esse ezequiel-net@hotmail.com

Bernardo disse...

estava lendo um artigo, e eis que encontro uma referência nada abonadora sobre Dawkins:

http://comentandohistoriauniversal.blogspot.com.br/2014/10/ateismo-responsavel-racionalismo-e.html