quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Conhecendo um pouco sobre... A IGREJA ANGLICANA


A igreja anglicana, de origem inglesa, mistura em seu culto e pratica elementos católicos e protestantes. Chega ao Brasil em 1818. Porto alegre, pelotas e Rio Grande tornam-se os centros do anglicanismo no País.
Culto de celebração
Culto em Igreja Anglina em João Pessoa
Um dos simbolos da Igreja Anglicana

A igreja anglicana abole o celibato obrigatório, o culto a Maria e aos santos, entre outras doutrinas católicas romanas. De acordo com estimativas da própria igreja, em 2001 havia 106,4 mil adeptos em todo o Brasil.

Sua liturgia herda muito elementos católicos romanos, porém com grande influencia protestante. Algumas de suas crenças doutrinarias variam de acordo com a vertente (pois existem mais de um tipo de igreja Anglicana ao redor do mundo). No brasil, a maior parte das Igrejas Anglicanas assemelham-se com algumas igrejas evangélicas tradicionais, especialmente a Luterana e algumas Presbiterianas. Aqui no Brasil podemos encontrar Igrejas Anglicanas cujos cultos são marcados por cânticos bastante animados e com momentos de oração e até mesmo pregações caracteristeristicas de igrejas bem avivadas (teologicamente falando).
Catedral da Cantuária (Principal Igreja Anglicana do Mundo)

É interessante observar que na prática, o anglicanismo não surgiu apenas no século XVI, com Henrique VIII. Existem relatos históricos que comprovam que desde o século III já existia o cristianismo na inglaterra, que no caso era a igreja celta.no concilio de Arles,  realizado em 314 d.C, na França, compareceram 3 bispos de uma igreja que existia na inglaterra que até então sua existência era praticamente desconhecida. Outra coisa: A igreja da Inglaterra sempre possuiu caracteristicas peculiares, um exemplo disso é a questão de que ela durante toda a sua história sua relação com o papado muitas vezes  (segundo alguns sempre) foi conflituosa. A igreja Anglicana também sempre foi conhecida por ser nacionalista.  
Se você deseja conhecer um pouco mais sobre a igreja Anglicana aconselho visitar a página: http://www.ieab.org.br/site/pt/historia/historia-do-anglicanismo

Nenhum comentário: