quinta-feira, 16 de julho de 2015

LAUSANNE: BERÇO DA AUTÊNTICA E BÍBLICA TEOLOGIA DA MISSÃO INTEGRAL


Quem me conhece sabe que abraço a Teologia da Missão integral, inclusive já organizei eventos sobre a TMI. Porém alguns defensores da Teologia da Libertação tem estragado a reputação da TMI; assim como também no próprio meio reformado em um passado recente existiram pessoas que pregaram o "hiper-calvinismo" e  o “antinomianismo” e assim atrapalharam a imagem dos calvinistas.

Da mesma forma muitos atualmente (como Ariovaldo Ramos) estão usando a TMI como pretexto para pregarem ideologias e difundirem  um perigoso tipo "progressismo evangélico".


Infelizmente a TMI é muito mal compreendida, inclusive por muitos líderes reformados. Mas eu entendo esse desconhecimento, tendo em vista o tamanho estrago que muitos estão fazendo com ela nos últimos anos. Mas quem quiser entender o que é a TMI de fato, basta ler os documentos de Lausanne. 

O texto de 1974, escrito no I Congresso Mundial de Evangelização é o meu favorito. Confira aqui

Em 2010, durante a 3ª edição do mesmo congresso foi escrito o segundo documento de Lausanne, que ficou conhecido como "Compromisso da Cidade do Cabo". Este comenta muito bem sobre a natureza da missão da igreja e ilustra a verdadeira TMI. Confiram aqui.

Garanto que a autêntica TMI tem  mais haver com Calvino e Charles Spurgeon do que com Leonardo Boff e Frei Betto. 

Helton de Assis Freitas 


Nenhum comentário: