quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Minha Opinião...Procissões Católicas no Nordeste Brasileiro

Quem mora aqui na Paraiba sabe que nesse próximo final de semana acontece aqui em João Pessoa uma das maiores festas católicas do nordeste brasileiro: A Festa de Nossa Senhora da Penha.  Esta será a 247ª edição da festa e o ponto máximo será a procissão que sempre atrai milhares e milhares de pessoas. 


Para muitos, procissões e romarias do tipo é uma forma de pedir e/ou agradeçer a Deus e aos santos por bençãos, para outros oportunidades de ganhar dinheiro com artigos religiosos. Mas para mim o que é? 


Antes quero afirmar que já fui católico e conheço bem a tradição católica do nordeste brasileiro. Tive a oportunidade de crescer perto de igrejas católicas tradicionais da grande João Pessoa e já trabalhei com minha mãe na venda de produtos católicos como imagens, terços e escapulários. Até hoje viajo muito ao interior do nordeste e perçebo que o catolicismo nordestino ainda é forte e marcado por tradições locais e sincretismo religioso.


Afirmo sem medo que procissões como a de Nossa Senhora da Penha são abomináveis a Deus. 
A Bíblia deixa claro que somente a Deus devemos cultuar e que a idolatria é condenada. No Evangelho segundo São Mateus, Capitulo 4 e versiculo 10 está escrito: "Ao Senhor, teu Deus, adorarás,e só a ele darás culto."  Deus disse: Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o Senhor, Teu Deus, Deus zeloso. (Êxodo 20, versículos 4 e 5).


A Bíblia deixa claro que cultuar santos, falsos deuses, imagens ou qualquer outra coisa é pecado, ou seja, desagrádavel a Deus. Vejo que não se pode afirmar que práticas como a romaria de São Francisco do Canindé, a procissão de Nossa Senhora da Penha e a festa do Padre Cicero do Juazeiro sejam atos de piedade e fé genuinamente cristãs. Livros católicos tem afirmado que o catolicismo não é idolatra e que ele defende o culto exclusivo ao Deus Trino. 


Todos os argumentos apologéticos católicos em relação ao culto aos santos que tenho lido são fracos Por exemplo: Em relação as imagens dos santos a igreja católica diz que elas são apenas representações que funcionam como uma espécie de fotografia. Ok... Reconheço e não tenho duvidas que muitos católicos consideram as imagens como simples representações visuais que não devem e nem podem ser adoradas. principalmente uma grande quantidade dos católicos carismáticos tem tido esse ponto de vista sobre as imagens. Mas eu lhe convido a ver algumas imagens.... 












Agora eu lhe pergunto:


Será que essas imagens são apenas representações visuais que servem como simples fotografias?
Será que procissões do tipo não SÃO formas de louvor a essas imagens?


O catecismo da igreja católica realmente  afirma condenar o louvor e a adoração a imagens e a santos.
Mas na prática será que isso não acontece, pelo menos em boa parte do terreno católico brasileiro? 
A igreja Católica tem melhorado, mas não se pode negar que alguns erros graves ainda estão presentes.
Em breve escrevo mais.


Não vá pra procissões, vá fazer o bem,ler o evangelho e conversar com Jesus  pois é muito melhor. Jesus não gosta de romarias mas mesmo assim ele ama os romeiros.

3 comentários:

André Bronzeado disse...

O texto foi coerente por tratar de um assunto bastante debatido, a saber, a idolatria que constitui pecado abominável ao SENHOR. A majestade de Deus não pode se resumir a esculturas. O povo de Deus (hebreus) se diferenciava dos demais povos da antiguidade por serem monoteístas (crerem em um único Deus) e por não terem uma imagem que representasse seu Deus. Não há sentido para tal veneração, muito menos para desenvolver esta prática a outros personagens bíblicos e extra-bíblicos. Isto é uma prática abominável, Deus detesta idolatria.

Por outro lado, quanto às procissões, devo dizer que o povo evangélico não pode observar o argueiro no olho do catolicismo e se esquecer da trave que há no seu. Refiro-me às marchas para Jesus que "para Jesus" não têm nada. Salvo algumas comunidades cristãs que participam, a massa gospel que participa desses eventos nem parece que conhece ao Senhor. Na verdade isso tem se tornado um "carnaval gospel" imundo, com músicas de péssima qualidade, sensualidade à flor da pele, gente ficando e até se prostituindo (porque prostituição não é apenas "rodar a bolsinha" nas praças não). Esse absurdo tem se tornado, na verdade, uma marcha para a vergonha daqueles que de fato são de Cristo. Talvez em uma procissão os católicos estejam mais compenetrados e focados em sua fé, do que nessas marchas pra Jesus que temos acompanhado nesses dias. Falei, disse e assino. Paz!

Salviano Adão disse...

Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA” que é a palavra de Deus,” e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Será que tem uma seqüência para salvação? Religião salva alguém? O que é pecado contra o próprio corpo? O que é caminho da carne?
O que a bíblia diz sobre: Idolatria, o que a bíblia fala sobre imagens e esculturas? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? Crer em Deus é fato! Mas se eu não aceitar Jesus, se eu não confessar Jesus como meu único salvador, mesmo assim serei salvo? Qual é o verdadeiro batismo e a verdade sobre a ceia do Senhor? Quebrando maldição, como assim? Ganhar o mundo inteiro e perde a sua alma? Essas e outras perguntas e resposta você vai encontrar no site. www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com “Seja sua bíblia de católico ou de evangélico.” Você pode dizer, eu já estou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, divulgue este site, fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” II (Pedro cap 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. (I A Timóteo cap 2 ver5e6) Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e mal. Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, que tenho proposto a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas... (Deuteronômio cap 30 ver 15 e 16)
Quer saber mais acesse:
www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
“Seja sua bíblia, de católico ou de evangélico.”

Unknown disse...

Caro Helton de Assis, eu tenho que reconhecer a brilhante cadeia de ideias desenvolvidas no seu texto, digno de todos os encômios. No entanto, alguns pontos merecem melhor reflexão.
As procissões nasceram em um contexto histórico diferente dos dias atuais. Serviam basicamente para chamar as pessoas ao culto do Senhor nas localidades em que estes não tinham uma regularidade, onde havia falta de religiosos, ausência da igreja como instituição. Hoje já não há mais que se receber essa conotação, mas a cultura/tradição ficou, e ficou com uma nova roupagem, como você bem colocou, como um ato de fé, piedade, agradecimento. Estes são, resumidamente, a postura que a Igreja Católica coloca para os fiéis que das procissões participam. O problema é que esta igreja tem milhares de fiéis e nem sempre o discernimento é proporcional. Hoje o trabalho de evangelização, enxergar a bondade de Deus na vida dos santos, seus exemplos de intimidade com o altíssimo, entre outros temas que culminam tão somente para Deus, por muitas vezes, se perde e as pessoas acabam "trocando", por ignorância, a manifestação de Deus pela figura última das imagens/santos. Cabe ressaltar que a igreja luta de todas as formas para combater esse desconhecimento. Sua principal missão é justamente essa: levar a luz de Cristo a todos. Mas nem sempre isso é possível, por isso, não culpe a igreja, mas uma parte dos fiéis que não tiveram oportunidades para conhecer, vivenciar, sentir a real finalidade das romarias, das devoções, das confrarias, as quais nos levam e tem por fim último, Deus e tão somente Deus Trino.
Cabe - me aqui ainda dizer que esse mesmo plano de fundo cabe as imagens, que tão somente são ÍCONES( representações, veneradas pelo que representa ao exercício de fé) e não ÍDOLOS( o que é abominável perante a igreja e Deus por meio de sua palavra). Em Êxodo, cap. 20 (como você bem citou), assim como em Deuteronômio, cap 5,8; Deus ordena ao povo de Israel a se afastar da idolatria e essa é só possível a partir de ídolos, os quais não são representações de Deuses, mas o próprio Deus. Estamos diante de um contexto histórico/sociológico bem diferente dos dias de hoje e é inaceitável ver essa realidade com os olhos de hoje, o que seria um erro anacrônico. Diante disso, abomina - se qualquer imagem que ocupe o lugar destinado com exclusividade a Deus. De fato, a Igreja Católica, com veemência, se nega a recepcionar essa posição, deixando para as imagens apenas como a finalidade de representação (não de Deus), mas da sua graça na vida dos santos, da sua misericórdia, do exemplo de intimidade que é possível ter com Deus.
Nós somos chamados a também sermos esses santos que com o exemplo de sua vida soube amar Deus sobre todas as coisas e principalmente, enxergar no próximo a felicidade de estar face a face com o próprio Deus, já que sendo templos do espírito santos, somos um pouquinho de Deus que se mostra humanamente, mesmo diante das dificuldades e imperfeições.
Vemos claramente no livro de Êxodo cap. 25; Josué cap. 3, cap. 6, cap 10; Livro de Números 10..., Deus ordenando aos sacerdotes outrora o povo de Israel que levem a arca da aliança de um lugar para outro, ou sete querubins (anjos de ouro), ao toque da trombeta pelo caminho... Isso nos faz crer que a procissão já era praticada, ainda que em outra acepção. Hoje, quando percorremos ruas em procissão, relembramos daqueles que foram "heróis" do cristianismo e que muitos morreram por sua causa, para que hoje fossemos iguais, afim de termos a mesma coragem de morrer por Jesus e enquanto viver, viver em inteira entrega a Deus.
Deixo meus esclarecimentos e peço a bênção de Deus sobre você! A paz de Cristo esteja contigo! Mais uma vez, agradeço a atenção dispensada e deixo, com profundo respeito, meus elogios à importância do debate.