A teologia é uma necessidade do cristianismo contemporâneo, tendo em vista que ela tem sido negligenciada em muitos meios eclesiásticos. Essa negligencia é muito comum nos meios pentecostais e nas comunidades eclesiásticas independentes. Infelizmente esse fenômeno traz muitas consequencias negativas como hipervalorização do emocionalismo e pobreza doutrinaria. Normalmente esses círculos estão muito vulneráveis a falsas doutrinas e comportamentos que não condizem com os princípios da Bíblia.
Em síntese podemos notar cinco funções da teologia:
· A teologia como explicação da realidade
· A teologia como sistematização da doutrina cristã
· A teologia como defesa da fé e ponte até os não crentes
· A teologia como crítica da vida e da proclamação da igreja
· A teologia como contemplação
V. NATUREZA DA TEOLOGIA
A teologia Cristã é a tentativa, levada a prática pelos adeptos do cristianismo, de representar suas afirmações de crença de modo consistente, explicando-as a partir de seus fundamentos e relacionando a fé cristã às demais referências humanas, como a natureza e a história, e aos processos cognitivos, como a razão e a lógica.
Assim como nas outras ciências, a teologia deve comportar alguns dos critérios tradicionais do conhecimento cientifico:
1 Ela precisa ter um objeto definido de estudo;
2. Um método investigativo;
3. Objetividade no sentido de que o estudo lida com fenômenos externos à experiência imediata do pesquisador, sendo portanto, acessível à investigação de outros;
4. Coerência entre as proposições do objeto em questão, de modo que o conteúdo forme um corpo definido de conhecimento, não uma série de fatos desconexos ou pouco relacionados entre si.
O ponto de partida para o estudo da teologia cristã
Uma das questões que precisam ser imediatamente encaradas quando estudamos a teologia cristã é a da fonte da qual vamos extrair nosso conhecimento. Basicamente as fontes são quatro:
1. Revelação Geral. O universo criado é estudado para determinar certas verdades acerca de Deus e da natureza humana. Os meios tradicionais de revelação geral são três: a natureza, a história e a constituição do ser humano.
2. As Escrituras. A Bíblia é tida como o documento definidor ou a constituição da fé cristã. Portanto, ela especifica em que se deve crer e o que se deve fazer.
3. Experiência. Considera-se que a experiência espiritual de um cristão hoje evidência informações divinas.
4. História da Teologia: Pesquisa-se o que vêm sendo adotado e ensinado ao longo dos séculos por indivíduos e organizações que se identificam como cristãos. Assim, o que tem sido crido torna-se pista para descobrir o que deve ser crido. Esta fonte deve ser totalmente sujeita ao olhar crítico do teólogo e comparada com as outras três fontes, principalmente a fonte bíblica.
O método da teologia
Assim como em todas as outras ciências, a teologia possui um procedimento definido. O renomado teólogo Millard J. Erickson em seu livro Introdução à Teologia Sistemática ( no original em inglês Introducing Christian Doctrine)enumera nove procedimentos metodológicos:
1. A coleta dos materiais bíblicos
2. A unificação dos materiais bíblicos
3. A análise do significado dos ensinos bíblicos
4. O exame das interpretações históricas
5. A identificação da essência da doutrina
6. A iluminação por meio de fontes extrabíblicas
7. A expressão contemporânea da doutrina
8. O desenvolvimento de um tema central interpretativo
9. A estratificação dos tópicos
Ainda segundo Millard Erickson, embora os passos descritos não precisem ser seguidos em rígida sequencia, há um desenvolvimento lógico que leva a eles.
VI. TEMAS TEOLÓGICOS E TEOLOGIA SISTEMÁTICA
Os temas discutidos pela teologia cristã são de dimensões universais. Abrangem a doutrina de Deus, do homem e do mundo. Nenhuma exposição sobre Deus seria completa se não contemplasse suas obras e seus caminhos no universo que Ele criou, além de sua pessoa. Toda ciência mantêm algum tipo de relação com o Criador de todas as coisas e com seu propósito na criação. E assim toda autêntica verdade é verdade de Deus. Toda verdade, onde quer que seja encontrada, tem peso e valor iguais como verdade, como qualquer outra verdade. Uma verdade pode ser mais útil em determinada circunstância, e uma outra verdade descoberta pode ser mais útil em outra circuntancia. Entretanto ambas verdades têm seu valor.
Portanto é perfeitamente licito utilizar-se de outras fontes, enquanto verdade, para o estudo da teologia. O estudo teológico que incorpora em seu escopo o exame das ciências naturais e sociais é denominado teologia sistemática.
A teologia sistemática tradicionalmente organiza as doutrinas cristãs da seguinte forma:
· Sagradas Escrituras (Bíbliologia)
· Deus (Teologia propriamente dita)
· A Criação
· Seres espirituais
· Homem
· Pecado (Hemartiologia)
· Cristo (Cristologia)
· Salvação (Soteriologia)
· O Espíriro Santo (Pneumatologia)
· Igreja (Eclesiologia)
· As últimas coisas (Escatologia)
Principais obras de referência da Teologia Sistemática (Em língua portuguesa)
· Teologia Sistemática, Wayne Grudem
· Introdução a Teologia Sistemática, Millard J. Erickson
· Teologia Sistemática, Louis Berkoff
· Teologia Sistemática, Norman Geisler
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