quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

3 motivos pelos quais as igrejas da teologia da prosperidade atraem tantas pessoas:


1. A mensagem é predominantemente antropocentrica e comovente. As liturgias dessas igrejas são feitas para atrair as pessoas , massageando seus egos e proporcionando entretenimento. O diabo é culpado por quase tudo que dá errado na vida dos fiéis. Fala-se pouco em pecado e arrependimento. Aliás, tal pecado é mais encarado como doença, do que como escolhas de nossa responsabilidade. Enfatiza-se os méritos do homem e a força do seu braço, minorando a soberania e glória de Deus. 

2. Apelam ao emocionalismo. Usa-se técnicas de hipnose, Programação Neurolinguística, palavras de efeito e no final chama tudo isso de unção. 

3. Alimentam o  imediatismo. Para que tanta labuta estudando e trabalhando duro, se minha fé pode proporcionar tudo isso de uma forma bem mais fácil? E cá entre nós... Aqui no Brasil o solo é bem fértil pra esse tipo de pregação.

Ou seja, em poucas palavras: fazem sucesso, porque oferecem um cristianismo ao gosto do freguês. Uma mensagem que o povo gosta de ouvir. Mas que no final, só me faz lembrar do ilusório e perigoso canto da sereia. 

Helton de Assis




Nenhum comentário: