Série de estudos sobre a Teologia Cristã. Parte 1 de 3
I.INTRODUÇÃO
A
palavra teologia vem da união de duas palavras gregas: Théos (Théos), que significa
Deus, e logos (logos), que significa ciência ou
estudo. A partir daí podemos afirmar que teologia significa “A ciência que
estuda Deus”. Entretanto creio que esta seria uma definição muito frágil, tendo
em vista que Deus não é um “objeto” de
estudo como os das outras ciências. Deus não pode ser estudado empiricamente,
nem conhecido em sua totalidade. Deus é imenso e eterno. Nossa capacidade
intelectual é pequena e temporal.
A
melhor definição de teologia que conheço é “Teologia trata-se do discurso
humano acerca de Deus”. Essa definição parece ser mais realista em meio a
tantas limitações da criatura ao estudar o seu criador.
II.SIGNIFICADO
RELIGIOSO DA TEOLOGIA
As
reflexões teológicas não se restringem a esfera religiosa, separada da vida
comum. Pelo fato de Deus está presente em nosso meio e influenciar nossas
vidas, podemos concluir que é impossível estudar teologia sem estudar também o
homem.
A
teologia cristã afirma que o homem é a parte mais bela e especial da criação de
Deus, projetado e moldado por Ele mesmo. Então como podemos estudar teologia
sem estudar o homem? Será possível estudar o Criador sem observarmos a criação
(que inclui nós mesmos)?
Apartir
das fontes da teologia cristã (meios de revelação divina) podemos confirmar que
o homem é um ser não apenas bio-psico-social, mas sim
bio-psico-social-espiritual, ou seja, o homem possui um espírito e esse
espírito é imaterial. O homem possui essa ligação com o mundo espiritual, que é
uma dimensão que a teologia tenta estudar .
Ao
estudarmos teologia, estudamos o mundo espiritual, e ao estudar o mundo
espiritual estudamos não só Deus, os anjos, os demônios, mas também estudamos o
próprio homem.
Para
o cristianismo, todas as áreas do comportamento
(isto é, relações entre os sexos, higiene, trabalho, educação,
manifestações culturais e outras funções sociais e individuais) devem ser
determinadas ou influenciadas por Deus. O cristianismo contém a totalidade do
ser que sua teologia pretende expressar.
III.
IMPORTÂNCIA CULTURAL DA TEOLOGIA
Como
a teologia cristã não permanece restrita ao domínio do esotérico e do sagrado ,
ela tem grande significado para a evolução cultural e a vida intelectual geral.
Um bom exemplo disso pode ser visto no fato de as universidades terem sido
inauguradas pela igreja. A teologia cristã, ao longo da história, tematizou as
várias dimensões da vida: natureza, história, ética e outras áreas. Muito da
filosofia também emergiu de temas e
categorias teológicas, como se pode observar nas obras de Agostinho, Tomás de
Aquino, Soren Kiekgaard, C. S. Lewis e Francis Schaeffer.
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